🧠Sabemos que as contrações excêntricas tendem a causar mais dano muscular do que as concêntricas... mas como❓
Uma Contração Excêntrica é basicamente o alongamento de um músculo sob uma carga. Por exemplo, ao abaixar a barra em direção ao peito em um banco!
Sabe-se que essas contrações causam mais danos musculares quando comparadas às contrações concêntricas, e os mecanismos parecem ser "mecânicos" e "bioquímico" por natureza...
A INTERRUPÇÃO "MECÂNICA" DAS FIBRAS MUSCULARES
1 - À medida em que realizamos contrações excêntricas máximas/submáximas, o músculo “alonga-se sob a carga imposta”
2 - Essas contrações fazem com que os sarcômeros se alonguem continuamente, e com mais repetições, literalmente "rompam-se".
3 - Caso o alongamento continue, mais sarcômeros se “romperão", levando a um aumento do número de sarcômeros rompidos, fazendo com que os miofilamentos não consigam se ligar e gerar força.
A INTERRUPÇÃO "BIOQUÍMICA" DAS FIBRAS MUSCULARES
1 - Com mais danos induzidos por estiramento, ocorrerá a ativação de canais iônicos (SACs)
2 - Esses canais permitem um aumento do influxo de cálcio e sódio, que aumenta
com alongamento adicional das fibras.
3 - Com uma sobrecarga de cálcio e sódio, uma resposta inflamatória é desencadeada, levando à consequente degradação da célula muscular… também conhecida como “dano muscular”.
O QUE ISSO TEM A VER COM A HIPERTROFIA?
- Enquanto as contrações excêntricas certamente causam maior dano muscular, não devemos assumir que há uma correlação independente entre dano de fibra e hipertrofia.
- Na verdade, o dano muscular sozinho não causa hipertrofia, e parece vir apenas como um subproduto de contrações estressantes e de longa duração.
- A razão pela qual as contrações excêntricas causam maior hipertrofia em comparação com as concêntricas é bastante simples e não tem nada a ver com dano muscular: elas permitem que mais carga seja levantada (até 30% a mais).
- Como resultado, eles podem causar maior tensão mecânica nas fibras musculares, o que obviamente causa mais hipertrofia, apesar de causar também maior dano muscular.
Schoenfeld BJ. Does exercise-induced muscle damage play a role in skeletal muscle hypertrophy? J Strength Cond Res. 2012 May;26(5):1441-53. doi: 10.1519/JSC.0b013e31824f207e. PMID: 22344059.
Yeung EW, Allen DG. Stretch-activated channels in stretch-induced muscle damage: role in muscular dystrophy. Clin Exp Pharmacol Physiol. 2004 Aug;31(8):551-6. doi: 10.1111/j.1440-1681.2004.04027.x. PMID: 15298550.
Kommentare